Nota Fiscal Paulista




A Nota Fiscal Paulista é uma importante medida adotada pelo Governo Estadual do Estado de São Paulo, visando uma maior monitoração fiscal e uma regularização da contribuição de estabelecimentos e pessoas individuais (pelo CPF). A intenção da “Nota Paulista” é registrar a cada venda o CPF do comprador na nota fiscal, algo que posteriormente é entregue ao órgão responsável e processado, assim o próprio cidadão poderá monitorar suas compras e ainda concorrer a muitos prêmios, além é claro de um resgate em dinheiro ou descontos no IPVA.




Nota Fiscal Paulista

A Nota Fiscal Paulista foi uma das inspiradoras da Nota Fiscal Gaúcha, como forma de o governo ter mais controle sobre a circulação fiscal. Essa medida veio como um benefício para estabelecimentos que fazem um trabalho sério bem como para a população, assim ambas as partes estão seguras sobre um trabalho bem executado e totalmente lícito.

No sistema da Nota Fiscal Paulista, o cidadão recebe o extorno de parte do emposto que é acoplado no produto, ou seja, estará recebendo um benefício que o estado estará lhe cedendo, algo que não causa um decréscimo na economia estatal, pois com o uso da regulação da nota fiscal, uma grande diminuição na sonegação de impostos aconteceu e vem acontecendo ano a ano, tendo em vista que mais estabelecimentos adotam este sistema.

Como usar a nota fiscal paulista

O cidadão que ainda não possui cadastro na nota pode sim inserir seu CPF nas suas compras, porém só poderá efetuar consultas e resgates após formalizar seu cadastro, algo muito importante para o controle estatal mediante as movimentações.

Em relação aos questionamentos dos valores recebidos, eles sim podem variar muito, isso deve-se a fórmula de cálculo adotada pelo governo, que faz o repasse após os estabelecimentos pagarem seus impostos. Como cada estabelecimento vai ter um faturamento diferente, esse cálculo é feito individualmente em cada um e uma quantia que fica próxima de 7,5% da carga tributária, retorna ao cidadão que fez seu cadastro e executou suas compras com a apresentação do Cadastro de Pessoa Física.

Como receber pela Nota Fiscal Paulista?

Muitas pessoas também tem dúvida sobre como consultar e principalmente sobre como receber os benefícios ganhos pela Nota Fiscal Paulista. Todo o processo é muito fácil e pode ser feito tranquilamente pelo sistema online.

O primeiro passo é solicitar cadastro pelo Site Oficial. Posteriormente, um cupom para sorteios será gerado a cada 100 reais acumulados em consumos diversos.

Fora os sorteios, as devoluções são feitas em dois momentos, pois os acumulos são somados por semestre. Todo mês de abril e outubro os valores são devolvidos ao cidadão, que pode ainda optar por um desconto no IPVA (válido somente para o mês de outubro). Se optar pela devolução em dinheiro, o cidadão deverá fazer o cadastro de uma conta corrente para que o valor seja depositado.

A nota fiscal paulista é uma grande vantagem para o cidadão e também para os comércios, que podem estar agindo de acordo com as regras estaduais e terem a certificação de um serviço claro e objetivo. Instituições de caridade também podem estar buscando seu espaço, para que pessoas com o espírito filantrópico façam um redirecionamento como doação.

Após o cadastro, recomenda-se que cada cidadão esteja monitorando no seu painel online o registro das notas fiscais, tendo em vista a importância de que cada estabelecimento cumpra com suas responsabilidades. Recomenda-se o armazenamento das notas físicas (em papel) para que os dados sejam comparados após as consultas.

Passo a Passo

Passo a passo Nota Fiscal Paulista

4 comentários em “Nota Fiscal Paulista

  1. não consigo fazer meu cadastro no site.

  2. Fabiana says:

    Quais tipos de notas fiscais posso doar para instituições de caridade cadastradas no Nota Fiscal Paulista?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *