A Nota Fiscal Paulista é uma importante medida adotada pelo Governo Estadual do Estado de São Paulo, visando uma maior monitoração fiscal e uma regularização da contribuição de estabelecimentos e pessoas individuais (pelo CPF). A intenção da “Nota Paulista” é registrar a cada venda o CPF do comprador na nota fiscal, algo que posteriormente é entregue ao órgão responsável e processado, assim o próprio cidadão poderá monitorar suas compras e ainda concorrer a muitos prêmios, além é claro de um resgate em dinheiro ou descontos no IPVA.
Nota Fiscal Paulista
A Nota Fiscal Paulista foi uma das inspiradoras da Nota Fiscal Gaúcha, como forma de o governo ter mais controle sobre a circulação fiscal. Essa medida veio como um benefício para estabelecimentos que fazem um trabalho sério bem como para a população, assim ambas as partes estão seguras sobre um trabalho bem executado e totalmente lícito.
No sistema da Nota Fiscal Paulista, o cidadão recebe o extorno de parte do emposto que é acoplado no produto, ou seja, estará recebendo um benefício que o estado estará lhe cedendo, algo que não causa um decréscimo na economia estatal, pois com o uso da regulação da nota fiscal, uma grande diminuição na sonegação de impostos aconteceu e vem acontecendo ano a ano, tendo em vista que mais estabelecimentos adotam este sistema.
Como usar a nota fiscal paulista
O cidadão que ainda não possui cadastro na nota pode sim inserir seu CPF nas suas compras, porém só poderá efetuar consultas e resgates após formalizar seu cadastro, algo muito importante para o controle estatal mediante as movimentações.
Em relação aos questionamentos dos valores recebidos, eles sim podem variar muito, isso deve-se a fórmula de cálculo adotada pelo governo, que faz o repasse após os estabelecimentos pagarem seus impostos. Como cada estabelecimento vai ter um faturamento diferente, esse cálculo é feito individualmente em cada um e uma quantia que fica próxima de 7,5% da carga tributária, retorna ao cidadão que fez seu cadastro e executou suas compras com a apresentação do Cadastro de Pessoa Física.
Como receber pela Nota Fiscal Paulista?
Muitas pessoas também tem dúvida sobre como consultar e principalmente sobre como receber os benefícios ganhos pela Nota Fiscal Paulista. Todo o processo é muito fácil e pode ser feito tranquilamente pelo sistema online.
O primeiro passo é solicitar cadastro pelo Site Oficial. Posteriormente, um cupom para sorteios será gerado a cada 100 reais acumulados em consumos diversos.
Fora os sorteios, as devoluções são feitas em dois momentos, pois os acumulos são somados por semestre. Todo mês de abril e outubro os valores são devolvidos ao cidadão, que pode ainda optar por um desconto no IPVA (válido somente para o mês de outubro). Se optar pela devolução em dinheiro, o cidadão deverá fazer o cadastro de uma conta corrente para que o valor seja depositado.
A nota fiscal paulista é uma grande vantagem para o cidadão e também para os comércios, que podem estar agindo de acordo com as regras estaduais e terem a certificação de um serviço claro e objetivo. Instituições de caridade também podem estar buscando seu espaço, para que pessoas com o espírito filantrópico façam um redirecionamento como doação.
Após o cadastro, recomenda-se que cada cidadão esteja monitorando no seu painel online o registro das notas fiscais, tendo em vista a importância de que cada estabelecimento cumpra com suas responsabilidades. Recomenda-se o armazenamento das notas físicas (em papel) para que os dados sejam comparados após as consultas.
muito beom isso
Cpf na nota
não consigo fazer meu cadastro no site.
Quais tipos de notas fiscais posso doar para instituições de caridade cadastradas no Nota Fiscal Paulista?